segunda-feira, 12 de março de 2012

[DL2012] Dexter - A mão esquerda de Deus



Autor: Jeff Lindsay
Editora: Planeta do Brasil
Ano: 2008
Páginas: 272
Skoob
Suspense / Policial

Eis a minha sétima resenha do Desafio Literário 2012, Minha lista e mais informações podem ser encontradas neste link!

A História:
Dexter é um assassino criado sob um forte código moral feito por seu pai adotivo Harry. Como produto desta criação, Dexter só mata aqueles que ele considera que merece, basicamente outros assassinos em série. A história gira em torno de uma série de assassinatos em que o corpo da vítima é esquarteja e o mais interessante, não há sangue, o que intriga e muito Dexter.

Minha Crítica:

A história de Dexter é simplesmente brilhante!!! Alguns sabem que eu detesto poesia (simplesmente não tenho saco e não vejo beleza nelas, não me apedrejem), mas Dexter é um romance que é pura poesia, simples, direta, tocante, bela e extasiante! Segue o primeiro parágrafo para comprovar:
"Lua. Uma lua maravilhosa. Cheia, gorda, avermelhada, a noite clara como o dia, o luar inundando a terra e trazendo alegria, alegria, alegria. Trazendo também o rugir da noite tropical, a voz macia e turbulenta do vento uivando nos pêlos do braço, o lamento vazio da luz das estrelas, o grito trincado da luz da lua sobre a água. Tudo isso chamando o Necessitado."
Massa né? O ritmo do romance é muito bem cadenciado, sem delongar muito nas reflexões de Dexter (para mim muitos detalhes e muita filosofia por causa de uma folha que cai de uma árvore é um saco!!) e mostra uma perspectiva da vida de uma forma interessante, desprovida dos laços sociais que nos unem.

Fazendo um comparativo com a série, WTF!! Não comparem, são coisas bem diferentes, o sargento Doakes tem um papel muito menor no livro, LaGuerta é uma pessoa muito mais estúpida no livro (na série eu gostava muito, mas no livro quase eu mesmo a mato kkkkkkkkk). O papel do detetive Batista foi aumentando demais na série (tanto que ele faz umas observações que no livro são feitas por Dexter).

Já era de se esperar que a série inventasse os assassinatos, mas acho que eles mudaram muito as consequências. Dexter quase é pego no livro por deixar um trabalho inacabado, e na série isso também é retratato mas com outra vítima que estava inteira (Dex não deixa nada inteiro hehehehehe). Eu achei a série bem/mal adaptada. Bem por que conseguiu pegar toda a poesia do livro e da vida de Dexter, mas mal por simplesmente não usar a história do livro, eles inventaram demais e modificaram o final por demais! Simplesmente não entendo por que modificar o final, pois no livro é surpreendente.

Uma imagem bacana na net sobre Dexter é essa aqui:
Alguns gostam do Dexter porque ele mata pessoas más, mas isso não torna ele um herói, ele não mata pq alguém feriu/matou uma pessoa, mata apenas por que ele tem uma "Necessidade" e foi orientado a matar com essa finalidade, apenas para sobreviver mais nesse mundo. É bem legal o dilema, gostar de um assassino é simplesmente ir contra toda a moral da nossa sociedade, mas ainda assim as pessoas gostam. Ainda bem que não sou psicólogo kkkkkkkkkkkkk.

O livro é recomendadíssimo, a série vale muito a pena. Esse é o primeiro livro que dou nota 10. :D

NOTA: 10,0 / SKOOB: 5 estrelas.

Abraços,

8 comentários:

  1. Tá aí um livro que sempre me despertou o interesse mas nunca li. Vou comprá-lo pra não ter desculpa depois xD

    e uau, nota 10! Ainda não vi a série, acho que vou deixar o livro me prender primeiro hehehe

    ResponderExcluir
  2. ehehehhehe vale realmente a pena! Se quiser posso trocar contigo, pois não prendo livro!

    A nota 10 é pq poucas vezes vi um livro tão poético! Gostei Bastante :D

    ResponderExcluir
  3. Reiner, eu tb li o livro. E assisto a série. Eu achei que a série consegue fazer uma trama mais desenvolvida. Fica bem mais consistente. Porém o livro já tira os personagens , que como sabemos, vão ficar um porre no futuro.
    Eu gostei muito do livro, mas gosto da série tb rs.E é verdade, a poesia dexteriana é a melhor! hahahahaha
    Tb adoro o jeitinho dele sádico e irônico...rs
    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Poesia dexteriana" excelente nome Karla kkkkkkk, concordo contigo, uma das melhores mesmo e o jeito sádico/irônico é massa demais kkkkkkkk.

      Excluir
  4. U A U! Um 10. agora vou ter de ler esse livro! ^_~
    Descobri em marco/2012, que na verdade gosto de livros policiais. Eu não sabia!^_^
    Viva o Desafio Literário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayllee-Chan

      Confesso que também não sabia que gostava, mas o Dexter mistura muito as coisas, um sobrenatural e policial, assim como Código da Vinci, um seita com policial.

      Mas não li um puro policial ainda, talvez leia mais algum de Agatha Christie, sei lá.

      Quanto ao 10, realmente me empolgou esse livro heheheh

      Excluir
  5. Eu via a propaganda da série na tv e nem sabia que era sobre um serial killer. Só vim a saber com o DL. A ficção torna esses monstros atraentes aos olhos das pessoas. FATO.

    Quero ver quando chegar o tema de dezembro. Como o Reiner se sairá?..rs

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahahahahhahaha Vivi, que isso kkkkkk. Olha, eu confesso que detesto poesia, por isso em dezembro só escolhi um livro para o DL e nada mais kkkkkkkkkkkkk. Mas quem sabe eu tome gosto pela coisa e leio outro né? O DL serve para isso. :D

      Excluir