sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

[DL 2012] Resenha: Quincas Borba


Autor: Machado de Assis
Editora: Folhetim
Páginas: 280
Romance Realista

Eis a minha quarta resenha do Desafio Literário 2012, Minha lista e mais informações podem ser encontradas neste link!

A História:
Apesar do nome, o livro conta a história de Rubião, um professor de Barbacena que herda a fortuna de Quincas Borba, filósofo do Humanitismo, que é fictícia e que também é exposta de forma secundária em Memórias Póstumas de Brás Cubas (não li). Rubião para manter a fortuna deve cuidar do Quincas Borba (o cachorro), tarefa por sinal fácil, e acaba conhecendo os encantos e as malícias do Rio de Janeiro, conhecendo muita gente que acaba explorando-o. Não posso contar mais, mas sério, isso que você imaginou para o fim, sim, é isso mesmo que vai acontecer. :(

Minha Crítica:


O Romance é de Machado de Assis, da qual tenho excelente impressão, principalmente pelo romance Dom Casmurro. Mas eis que leio Quincas Borba e vem a decepção. Nunca li um livro tão chato, parecia que eu estava 'lendo' o BBB (não assisto) é praticamente uma novela, narra-se a vida Rubião, de Sofia, de Cristiano, Teófilo, D. Fernanda, D. Tonica, e não consigo deixar de pensar: "Nossa, isso é um livro ou a revista Caras?"

Os fãs que me perdoem, mas esse livro não tá a altura de Machado de Assis, tá eu sei que é objeto de estudo sobre a coisificação do homem, sei que é um dos melhores livros da fase Realista do autor, mas não tive qualquer outro sentimento sobre o livro além da monotonia, chatice, desgosto. E vou dizer por que:
  1. Primeiro, fiquei na expectativa que se falasse mais sobre o Quincas, poh!! é o nome do livro caramba!!! Pq não nomear então de Rubião, arf???!!!!
  2. Segundo, Pq não falou mais sobre o Humanistismo no Livro? Tipo, a filosofia ficou meio escondida pelos fatos que acontecem na vida de Rubião, as pessoas tem que ler e interpretar PROFUNDAMENTE para ver algo, por isso que deve ser alvo de dissertação. Pq não deixar a coisa clara?!!!!!!!!!!!!
  3. Não gosto de BBB nem de Caras!
  4. Ia ser um spoiler, deixa para lá.

Estou parecendo uma velha reclamando kkkkkk. Bom, devo ressaltar a parte positiva do livro também, que ao meu ver são duas: A crítica pesada a política!!! Realmente é muito bem feita, tem até um trecho que gostei bastante:
"– Eu diria ao Imperador: – Senhor Vossa Majestade não sabe o que é essa política de corredores, esses arranjos de camarilha. Vossa Majestade quer que os melhores trabalharem nos seus conselhos, mas os medíocres é que se arranjam... O merecimento fica para o lado." [Declaração feita por Teófilo a sua esposa] cap. 175
Tem mais trechos de críticas, muitas voltadas a imprensa, e devo dizer, se não fosse por elas, o livro seria um tédio maior ainda. A segunda coisa positiva é que finalmente entendi o motivo da frase: "AO VENCEDOR, AS BATATAS". Simplesmente extremamente interessante, e acabei colocando o texto na resenha, segue:
"– Não há morte. O encontro de duas expansões, ou a expansão de duas formas, pode determinar a supressão de uma delas; mas, rigorosamente, não há morte, há vida, porque a supressão de uma é a condição da sobrevivência de outra, e a destruição não atinge o princípio universal e comum. Daí o caráter conservador e benéfico da guerra. Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas, se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz, nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas. Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas." [Síntese do Humanitismo feita por Quincas a Rubião] cap. 6
Muito legal né? Esses trechos são realmente uma maravilha. Rubião acaba vivendo no fim das contas esse trecho durante todo o livro, simplesmente o mais esperto/forte vence e o vencido desaparece, com se não fosse importante, basicamente são as idéias de Darwin e Thomas Malthus! Uma boa análise sobre o livro (e longa para caramba) tem no blog dos professores da PUC-SP, vale a pena conferir.

Eu não vou recomendar o livro, sorry, não gostei mesmo e achei perda de tempo, eu resumiria em umas 20 páginas as partes mais interessantes. Mas sou um leitor que prefere a literatura fantástica e talvez a minha impressão sobre um livro realista não seja a mais indicada. Ainda assim, digo que o final do livro é exatamente aquilo que pensei que aconteceria, para se ver o quão previsível é o livro. 

Não pensei que ia encontrar algo mais monótono do que Como Água para Chocolate (não disse que o livro é pior :P) melhor me preparar para os próximos heheeheheh

NOTA: 4,5 / SKOOB: 2 estrelas.

Abraços,
Reiner


OBS: Conseguir ler esse livro em formato epub no site do Folhetim, que pelo que entendi eles tem os livros em domínio público em epub (que geralmente estão em pdf). Engraçado também foi que quase compro o livro em formato digital, encontrei algumas sites vendendo por R$ 4,90, aí eu falei, nossa, está barato, finalmente, kkkkkk, quase fui enganado, o livro já é domínio público arf. Enfim, fica a dica.

14 comentários:

  1. Gostei da resenha. Não vou ler, fato!
    :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hauauhuahauhauhauhahu Tenho certeza que é fora do seu gosto literário, mas o DL é para isso Carol, para sairmos do nosso quadrado!!!! Só quero ver vc no DL ano que vem kkkkkkk Lendo Frankstein agora o.O

      Excluir
  2. Já li e concordo plenamente, tanto é que demorei uns 3 meses pra concluir essa porcaria ;s
    Credo, muito chato.

    Mas tu vai gostar do Frank (eu acho haha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To lendo, e to gostando do livro. heheeh Vamos ver como vai até o final.

      Excluir
  3. Cara, devia ser proibido por lei a venda do livro digital, se ele já está em domínio público! Engraçado, que no Brasil, mesmo sem o custo dos direitos autorais, o livro impresso, não reduz o valor final!!! Às vezes é tão frustrante ser brasileiro...>_<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Mayllee, Devia ser proibido venda de livro digital em dominio público, por isso que divulgo os sites que disponibilizam e-book nesse estado.

      Quanto ao valor do livro digital ser igual ao impresso, eu simplesmente me recurso a comprar. prefiro gastar no impresso ou pego pirata. Se o preço tiver bom eu compro, pq tem que prestigiar o auto, mas se o autor for BEM conhecido, e estiver caro, pego pirata.

      Excluir
  4. Eu, apesar de ser fã do Machado de Assis contista, não gosto de seus romances. Nem de Dom Casmurro. Acho ele um excelente 'enchedor de linguiça'. Por isso me agradam os contos. São objetivos e não dão espaço a toda sua prolixidade. Mas quando falo isso os olhares críticos chovem em cima. Mas essa é minha opinião, e sua resenha só a corroborou.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa,

      Fico também com receio quando digo que não gosto de certas obras consagradas, a galera parece que vai me jogar pedra, kkkkkkk. Mas é isso, opinião é opinião e todos tem que respeitar.

      Agora não conheço os contos de Machado de Assis, vou procurar para ler.

      Bjs!

      Excluir
  5. Fiquei arrasada ao ler sua resenha! rs... Nem tanto por Quincas Borba, mas porque entrei no DL com atraso e minha leitura de janeiro, que está em minhas mãos, esperando para ser começada, é Como Água Para Chocolate!! hahaha... Nem vou ler a resenha pra não desanimar mais!
    Criei um blog há menos de um mês, ficarei infinitamente feliz se você puder visitá-lo e, quem sabe, segui-lo e comentar em alguma postagem (entrepalcoselivros.blogspot.com)! Ótima semana pra você! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju,

      Olha, eu não gostei de Como Água para Chocolate, mas muitos do participantes do DL gostaram. Para mim o problema é que achei o texto sem sentido, no fim, me perguntava: "O que aprendi com esse livro?" Fora que acho o final inaceitável. Mas enfim, leia sem preconceitos, quem sabe vc gosta :D

      É uma delícia postar resenhas em blog, vc vai gostar tenho certeza. vou dá uma passada sim.

      Bjs

      Excluir
  6. Também aproveitei o DL para ler Quincas Borba! O que você fala de novela, concordo, tanto que Machado fala com "as leitoras" - quem lia novelas de banca eram as mulheres.... Mas não senti tanto essa coisa de fofoca, nem esperava ler uma obra sobre o Humanitismo, então gostei muito do livro

    ResponderExcluir
  7. Quincas Borbas, eu não li. Mas tenho ótima impressão de Dom Casmurro e Memória Póstuma de Brás Cubas.

    ResponderExcluir
  8. De novo, sua resenha e' muito boa!!!! Nao vou nem chegar perto!!!

    ResponderExcluir
  9. Vim aqui ler sua resenha do Quincas Borba também!

    Obrigada pela dica.


    Um abraço

    filhadejose.blogspot.com

    Ana Virgínia

    ResponderExcluir