segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

[DL 2012] Resenha: Como Água para Chocolate

Eis a minha primeira resenha do Desafio Literário 2012, Minha lista e mais informações podem ser encontradas neste link!

Editora: Record
Páginas: 205
Fantasia / Mitologia

Devo dizer que li várias resenhas sobre o livro e TODAS foram absolutamente positivas, o que vai contrastar com a minha resenha, por que não gostei do livro. 

A história:
O livro conta a história de Tita, a irmã mais nova das 3 filhas de Mamãe Helena, que era por assim dizer a vilã do livro. À Tita, por ser mais nova, acabou sendo negado o amor para poder cuidar da mãe, pois essa era a tradição da família e esse é todo o ponto central da trama. Entre os acontecimentos no rancho em que vive, sempre está presente uma receita marcante de forma bem integrada ao texto, mas vou avisando, a maioria é de difícil preparo ou obtenção dos ingredientes. hehehehe

Minha Critica:
Então, os 4 primeiros capítulos foram realmente muito difíceis de ler, primeiro por a receita ficar no meio da narrativa desviando o foco da história, e isso me irritava um pouco, mas realmente era o efeito que a autora quis (assim eu acho). Fora tudo isso, o nascimento de Tita, foi meio que absurdo, sinta o trecho abaixo:
Tita nasceu chorando de antemão, ... Contava Nacha que Tita foi literalmente empurrada para este mundo por uma torrente impressionante de lágrimas ... graças ao efeito dos raios de sol, a água tinha evaporado, Nacha limpou o resíduo das lágrimas caídas sobre a lajota vermelha que cobria o chão e com o sal encheu 5 quilos ...
Sentiu o drama, e assim é durante todo o livro, as mortes das personagens são inacreditáveis, toscas demais, ahahah, a da irmã Rosaura foi o cúmulo, ri muito com esta. De qualquer forma, como disse o ponto central da trama, que é a vida amorosa de Tita não me prendeu tanto assim, tanto que demorei demais de ler o livro, são apenas 205 páginas, eu leria com certeza em uns 3 dias casualmente, mas levou 6 dias!!!!! Sim, achei chato. ¬¬

De qualquer forma, depois do capítulo 4 a minha curiosidade sobre o final da história aumentou de modo que li mais rápido, ignorando os trechos das receitas que permeava o texto. Muitos gostaram da fusão das receitas com os fatos da vida de Tita, e realmente está muito bem escrito, mas não gostei tanto, quebrava o raciocínio eu tinha que reler trechos anteriores voltar ao "fio da meada" e simplesmente atrapalhava demais.

Ah, eu esperava que Gertrudes, uma da irmã de Tita, estivesse um papel mais significativo, e a solução encontrada pela personagem para seu embate amoroso foi muito ruim, duvido que as mulheres de hoje (que se valorizam é claro) concordariam com essa solução. 

Enfim, a história é fraca mesmo, valendo a leitura apenas para eu ter saído do meu quadrado. Vamos ao próximo, Gula de Veríssimo, espero que tenha melhor sorte.

NOTA: 5,0 / SKOOB: 3 estrelas.

Abraços,
Reiner

OBS: Fiz uma pesquisa do preço do livro, e estava variando entre R$ 28.70 e 45,80, físico. Digital não achei em português (para comprar) mas achei em inglês por quase 20 dólares aqui, tanto físico quanto digital, o que é um absurdo. Eu compro livros em geral, pq os autores merecem nossa contribuição, afinal eles trabalharam para isso, mas as editoras tem que entender que um livro digital NÃO pode ter o mesmo valor que um livro físico. ¬¬'. Enfim acabei comprando no estante virtual por 8,00 mais frete, ficou por R$ 12,24, sendo que só achava a edição de 1995 da Record, que é a capa da esquerda.

7 comentários:

  1. É, Reiner, lendo a sua resenha, da pra perceber que simplesmente este tipo de leitura não é a sua praia. Porque pra mim a fusão narrativa entre as receitas e os fatos da vida foram o grande ponto alto da leitura, na minha opinião. E, vejam só, eu achei de uma simplicidade incrível.

    Quanto aos demais aspectos que você salientou como negativos, como o aspecto 'excessivamente' fantástico de algumas situações, eu também considerei como temperos positivos. Algo que torna o livro único, diferente do resto que se lê por aí.

    Mas acho que é assim mesmo, quando a gente foge muito do nosso estilo, acaba se decepcionando, principalmente porque suas expectativas deviam estar altas graças ao número de resenhas positivas que o livro tem...

    Enfim, espero que tenha sorte com o próximo. Eu também pego O Clube dos Anjos, agora.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É larissa, acho que realmente não me adaptei ao tema. kkkk, Mas fico feliz que você tenha gostado! Eu assisti o filme esse fim de semana, e não é muito bem produzido, mas acho que está uma excelente adaptação, já que você gostou do livro acho que vale a pena assistir o filme.

      Bjus,

      Excluir
  2. Reiner, eu tenho paixao para ler este livro, que pena que nao gostou. Que venha fevereiro!!!

    ResponderExcluir
  3. A única parte do livro que despertou um pouco o meu interesse foi todo esse realismo fantástico. Para mim, Laura vende bem as suas ideias fantasiosas eu as comprei, achando-as completamente normais. O que pegou para mim foram as receitas que "quebram" a narrativa e o drama excessivo da vida de Tita. O pior é que ela é passiva e nada faz. Sua vida amorosa também não prendeu minha atenção como deveria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Joana. A fantasia até que foi divertida, mas não compensava. Vc resumiu bem a história para mim, foi tudo muito aleatório, passivo, dramático demais. e fora que achei a decisão dela ser a amante no final de uma mediocridade tremenda.

      Excluir
    2. Olá, Reiner! È isso, não gostar de um livro é direito do leitor. Aliás essa uma das propostas do DL para evitar comportamentos do tipo "não li e não gostei". O livro parece ter um tom de realismo fantástico, o que aprecio bastante. Ainda não o li, mas os seus argumentos são interessantes e válidos.


      Abraços

      Excluir
    3. É isso mesmo Vivi, concordo completamente. Além do mais,m o DL me fez ler GULA de Veríssimo, e gostei bastante, acho toda experiência de leitura válida.

      Um abraço,

      Excluir